Bolo de courgette com cenoura e laranja

E amanhã já é fim-de-semana. Apesar de o tempo já não estar tão quente, visto que arrefeceu muito, há que aproveitar o fim-de-semana, para descansar e também para passear, e de preferência a pé e ao ar livre, pois ajuda a relaxar e a espairecer.
E como ao fim-de-semana normalmente abusa-se mais um bocadinho, hoje deixo-vos a receita de um bolo que surpreendeu bastante. É um bolo que leva courgette e para quem acha que a courgette é um alimento estranho, para usar na confecção de bolos, ficaria realmente surpreendido, pois não se dá pela existência dela no bolo.
Para fazer este bolo inspirei-me nesta receita que vi no Blog Cinco Quartos de Laranja. Ficou bastante diferente do original, pois tentei fazer uma receita mais saudável e com menos adição de gordura. E posso dizer que foi um bolo que surpreendeu, pois ficou bastante saboroso. Aqui fica a receita:


Ingredientes:

2 ovos
100g de açúcar
125g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
meia colher de chá de bicarbonato de sódio
raspa e sumo de 1 laranja
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de mistura de canela, gengibre e noz-moscada
1 colher de chá de canela
meia cenoura
meia courgette sem casca
açúcar em pó q.b. (opcional)

Com a picadora(ou outro processador de alimentos) triturar a cenoura e a courgette e reservar.
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar uma forma de bolo inglês com pouquíssimo azeite (normalmente coloco apenas dois pontinhos de azeite e espalho com o pincel muito bem) e reservar.
Juntar os ovos, o açúcar, a farinha, o fermento, o azeite, o bicarbonato de sódio, as especiarias e a raspa e sumo de laranja e bater tudo muito bem.
Depois adicionar a courgette e a cenoura e envolver, de modo a que fique bem misturado. Colocar na forma e levar ao forno por 30 a 35 minutos, sendo melhor fazer o teste do palito. Desenformar e deixar arrefecer. Quando estiver arrefecido polvilhar com açúcar em pó. Ficou com este aspecto:





Espero que experimentem!!

Bom fim-de-semana!!

Ângela

Comentários