Fondant de chocolate

Esta sobremesa é excelente para um jantar com amigos ou para dias especiais em que se pode abusar. É rápida e fácil de fazer. É um pouco calórica, mas é deliciosa. A receita foi inspirada neste Blog . Mas para que fosse menos calórica, fiz algumas alterações: não utilizei manteiga, mas sim margarina (uso margarina planta soja) e usei chocolate em barra com 70% de cacau (que é o que tenho usado agora nas receitas em que é necessário usar chocolate de culinária em barra). De resto fiz tudo igual, até a dica que é referida, em que se pode fazer a sobremesa antes, colocar no congelador e só colocar no forno 10 minutos antes de servir.
Mas deixo a receita aqui:

Ingredientes(5 ramequins):

100g de chocolate em barra com 70% de cacau
100g de margarina
50g. de açúcar
50g de farinha
2 ovos

Ligar o forno a 220ºC. Bater os ovos com o açúcar até que dobrem o volume.
Derreter a margarina com o chocolate em banho-maria e envolver no preparado com os ovos.
Por último, envolver a farinha no preparado anterior.
Barrar os ramequins com margarina e polvilhar com cacau em pó.
Colocar a massa nos ramequins e levar ao forno 10 a 15 minutos.
Depois de pronto, desenformar para um prato e servir com uma bola de gelado de baunilha.

Dica: 
1) depois de fazer a massa, colocar os ramequins no congelador e só os colocar no forno 10 a 15 minutos antes de servir;
2) Para saber quando estão prontos, depois de os colocar ao forno, a massa dentro do ramequim, no meio, vai baixar um pouco, mas depois volta a subir. Quando soube, racha um pouquinho no meio. Depois de isso acontecer, deve-se deixar no forno, só o suficiente para que onde rachou volte a cozinhar, o que não chega a um minuto. Quando isso acontece, normalmente, abro o forno e com um palito verificou a consistência da massa e se não estiver mole é por que estão prontos.

Ficou com este aspecto:






Experimentem!!!

Ângela

Comentários

As mais visitadas