Doce branco e negro

Gosto bastante de pesquisar receitas na Internet e de ver livros de culinária, quando vou a alguma livraria. E depois, a partir de algumas receitas que encontro, tento fazer adaptações para que fiquem mais saudáveis, ou então acabo por inventar uma receita que não tem nada a ver com a que vi inicialmente. Por exemplo, quando faço doces normalmente:
- tento não usar manteiga, e quando o tenho que fazer, utilizo margarina planta soja light (porque é a que uso em casa e gosto do seu sabor);
- uso fruta e sumos de fruta;
- utilizo iogurte natural magro;
- e por vezes uso azeite, mas em pouquíssima quantidade.
Portanto, raramente sigo uma receita do princípio ao fim. Mas, quando sigo a receita do principio ao fim é porque acho que já se insere dentro de um estilo de alimentação saudável.
Mas também é certo que às vezes as minhas alterações/invenções não correm bem, e quando isso acontece tento ver o que posso alterar para que para a próxima fique bom.
A receita seguinte foi mais uma situação em que adaptei a receita original. Aqui fica a receita já com as minhas alterações:


Ingredientes (2 pessoas):

1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha maizena
150ml de leite
4 bolachas maria
4 quadrados de chocolate culinária (70% de cacau)
4 quadrados de chocolate branco
2 morangos

Começar por misturar o ovo com o açúcar e a farinha. De seguida, juntar o leite, devagarinho e batendo com uma vara de arames, para que não fique com grumos. Levar a mistura ao lume, tendo o cuidado de estar sempre a mexer até começar a engrossar.
De seguida, retirar do lume e dividir em 2 partes iguais. A uma parte adicionar o chocolate preto e à outra parte o chocolate branco. Mexer bem as 2 partes até que o chocolate esteja derretido.
Entretanto, esmigalhar grosseiramente a bolacha maria. Numa taça de sobremesa colocar então 1 camada de creme de chocolate preto, depois polvilhar com as bolachas e depois colocar por cima das bolachas uma camada de creme de chocolate branco. Para terminar colocar bolachas e um morango no meio. Fazer o mesmo para a outra taça. Levar ao frigorífico até servir.
Ficou com este aspecto:




 Espero que experimentem!

Ângela

Comentários

  1. Muito raramente sigo uma receita do princípio ao fim e ando sempre nas minhas experiências.
    Este doce ficou excelente! Já comia!
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou igual ando sempre em experiências com as receitas!!
      Bom fim-de-semana!!!
      Beijocas!!!

      Eliminar

Enviar um comentário