Uma espécie de bacalhau com natas, mas...sem natas

Estamos quase, quase no Natal!! Adoro o dia da ceia de Natal!
Quando venho passar o Natal a casa dos meus Pais é um dia bastante atarefado, até porque a minha Mãe faz alguns doces natalícios, a comida e eu ajudo-a. Na mesa nunca podem faltar os bilharacos, que são uns bolinhos doces de abóbora, bem típicos aqui da Gafanha da Nazaré, para além disso, nunca podem faltar a aletria, as rabanadas que a minha Tia faz e nem os frutos secos bem típicos da época.
Já quando passo o Natal na minha Sogra é bem diferente. A minha Sogra é que faz tudo, desde doces a comida. Como o meu Marido tem muitos irmãos e como temos muitos sobrinhos, a casa fica cheia de gente. Na mesa, não aparecem os bilharacos, mas aparecem os mexidos. E à meia-noite aparece o Pai Natal, para distribuir presentes e alegrar os pequenos e os graúdos.
Apesar de ser bastante diferente, numa casa e noutra, o que interessa é estarmos todos juntos e em família, pois é disso que se trata o Natal!
Como ainda não fiz nenhum doce de Natal, deixo-vos uma sugestão para o prato da consoada, para o caso de quererem experimentar um prato de bacalhau diferente, mais saudável, mas bastante saboroso. Trata-se de bacalhau com natas, mas sem natas! Eu sei parece estranho, mas é muito bom!!
A receita foi adaptada do Blog "A Nitricionista", cuja receita podem encontrar aqui. Quando vi esta receita, achei logo que devia experimentar. Fica um prato bem mais leve, que o original bacalhau com natas, mas igualmente saboroso. Vale a pena experimentar. Fiz algumas alterações, na receita original, por isso aqui fica o que fiz:

Ingredientes (2 pessoas):

1 posta de bacalhau grande (ou 2 mais pequenas) demolhadas
1 cebola
1 dente de alho
8 batatas médias a pequenas
1 colher de sopa de azeite
25g de farinha de trigo
250ml de leite magro
sal q.b.
piripiri q.b.
noz-moscada q.b.

Colocar uma panela ao lume com água. Quando a água ferver, colocar o bacalhau e deixar ferver um pouquinho. Retirar o bacalhau da panela e reservar, deixando arrefecer. Depois do bacalhau ter arrefecido, desfiar e retirar a pele e as espinhas e reservar.
Descascar as batatas e partir aos cubos. Colocar as batatas a cozer na água do bacalhau e depois de começar a ferver, deixar ferver 8 minutos. Escorrer a água e reservar as batatas.
Numa frigideira anti-aderente, colocar a cebola cortada às rodelas, o alho partido aos bocadinhos, o azeite e deixar refogar. Quando a cebola começar a alourar, colocar o bacalhau e deixar refogar mais um pouco. Temperar com sal e piripiri. Se começar a secar, colocar um pouquinho de água.
Num tabuleiro de ir ao forno colocar o preparado de bacalhau e por cima as batatas. Por fim, cobrir o preparado com o molho. Colocar no forno pré-aquecido a 180 ºC, até que fique douradinho.
Para o molho:
Diluir a farinha com  o leite frio. Colocar num tachinho e levar a lume brando até engrossar, sem deixar de mexer. Retirar do lume e então temperar com sal, piripiri e noz-moscada.

Ficou com este aspeto:




Espero que experimentem!!

Um Feliz Natal para todos!!

Ângela

Comentários

As mais visitadas