Bolo de cenoura e laranja e a minha memória depois de ter sido Mãe

É estranho como a maternidade nos afeta a memória.
Mas a verdade é que afeta e sei que há estudos que o mostram.
Lembro-me que antes de ser Mãe, me conseguia lembrar de tudo e mais alguma coisa e agora dou por mim a dizer "Aí tu disseste-me isso! Não me lembro!". Isto para dizer, que algumas das coisas que aconteceram no meu pós-parto, que já foi à 2 anos atrás (acho que não foi assim à tanto tempo), eu já não me consigo lembrar.
Há coisas que são marcantes e essas não conseguimos esquecer. Por exemplo, lembro-me de quando saí do Hospital com o meu fofinho mais pequenino, pois eu chorava baba e ranho! E quando na rádio começou a dar a música "Grow", então aí, ainda comecei a chorar mais! Estava tudo relacionado com as hormonas! Mas vinha no carro e só pensava: agora é que vai ser, agora já não vais ter a ajuda das enfermeiras que tanto estiverem de volta de ti e dele, para ver se ele mamava (pois o rapaz não queria mamar e só queria dormir) e agora é que vais realmente aprender a ser Mãe. Mas, eu sabia que tinha o meu Marido, que foi a maior ajuda que podia ter nos primeiros tempos (uma vez que cá no Porto, não temos mais ninguém) e sei que também poderia contar com a ajuda dos meus Pais, caso fosse preciso.
Lembro-me que nos primeiros meses depois do nascimento do meu fofinho mais pequenino, as coisas foram complicadas, principalmente no 1.º mês e em grande parte pela privação de sono. Mas, algumas coisas já não me consigo recordar! Passamos a ter que absorver tanta informação e a preocuparmo-nos mais com o presente, que o que fica para trás é difícil de lembrar. A não ser claro, que seja alguma coisa marcante, como já referi antes.
Mas, agora vamos a mais uma receita.
Hoje partilho com vocês uma receita de um bolo, que adaptei do site 24Kitchen, mais propriamente daqui e é de um programa da Filipa Gomes. Alterei muito pouca coisa: as farinhas e não coloquei algumas especiarias.
Aqui fica a receita que fiz:

Ingredientes:

1 cenoura média
2 ovos
140g de açúcar amarelo
50g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de azeite
7 colheres de sopa de flocos de aveia finos
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de café de noz-moscada
1 laranja (raspa + sumo)
açúcar em pó q.b.

Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Separar as gemas das claras.
Bater as claras em castelo e reservar.
Juntar o açúcar com as gemas e bater com a batedeira até ficar um creme fofo.
Adicionar o azeite, a cenoura ralada, o sumo e a raspa de laranja e envolver bem.
Acrescentar os flocos de aveia, as farinhas, o fermento, a canela e a noz-moscada e mexer até ficar uma mistura homogénea.
Por fim, incorporar as claras em castelo, na mistura anterior.
Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Ficou com este aspeto:





Espero que experimentem!

Bom fim de semana.

Ângela

Comentários