Bacalhau à brás (sem batata)

Olá, olá, olá!
Desde a abril deste ano que ando a tentar emagrecer. Ao contrário do que aconteceu em 2010, esta vez está a ser mais difícil. Não consigo treinar o que treinava naquela altura e ando um bocado cansada.
Às vezes é difícil gerir o cansaço e quando isso acontece acabo a comer coisas que não devo.
Noto que o meu foco não é o mesmo de à 9 anos atrás! Durante a semana, consigo seguir direitinho o plano da Nutricionista, mas ao fim de semana, acabo sempre a cometer alguns deslizes.
Mas, estou determinada a que agora nas férias isto siga um melhor caminho, e que consiga com esforço e dedicação manter o plano prescrito pela Nutricionista.
É claro que vou acabar por comer algum gelado, ou algum doce, mas se apenas o fizer 1 vez durante a semana, não há mal nenhum nisso. O problema é quando essa 1 vez, passa a 2 vezes, 3 vezes, ou a todos os dias e é isso que não quero que aconteça.
Por isso, como estou empenhada em emagrecer, hoje trago uma receita bastante fácil, simples e saudável. É uma espécie de bacalhau à brás, sem batata. Aqui fica a receita:

Ingredientes (1 pessoa):

1/4 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
1 cenoura pequena ralada
1 alho francês pequeno (sem a parte verde)
1/2 posta de bacalhau
1 ovo batido
sal q.b.

Começar por cozer a posta de bacalhau. Depois, do bacalhau estar cozido, retirar a pele e as espinhas e desfiar. (Como, a posta de bacalhau tinha um tamnho médio, só usei metade).
Numa frigideira anti-aderente, colocar a cebola picada, o alho picado e o azeite. Deixar refogar.
Depois, adicionar o alho francês partido às rodelas e a cenoura e deixar cozinhar. À medida que vai cozinhando, a mistura vai secando, por isso, vai-se regando com água quente, para não deixar queimar.
Depois, dos legumes estarem cozinhados, colocar o bacalhau e misturar.
De seguida, colocar o ovo e muito rapidamente voltar a misturar bem.
Quando o ovo estiver cozinhado, retirar do lume e servir.

Acompanhei este prato com uma salada de rúcula.

Ficou com este aspeto.





Também já fiz esta receita com batata ou com batata doce, mas assava primeiro as batatas (partidas aos cubinhos) no forno, regadas com um fio de azeite e temperadas com sal.

Espero que experimentem!

Bom fim de semana!

Ângela

Comentários