Bolo mousse de chocolate

Olá, olá, olá!
Depois de tanto tempo sem publicar nenhuma receita, cá estou eu outra vez. Tenho andado mais pelo instagram, onde tenho publicado algumas receitas que fui fazendo durante o confinamento de março e abril de 2020 e neste novo confinamento que começou em janeiro de 2021.
O último ano tem sido difícil para todos e claro que por aqui por casa não é excepção. Entre teletrabalho, fazer refeições, aulas por Zoom com o meu filho, arrumar a casa e fazer mais uma série de coisas que são precisas de fazer por casa, pouca vontade sobra para fazer receitas novas. Acabo sempre por fazer coisas simples e práticas, que sei que todos gostam e que dão pouco trabalho.
A receita que trago hoje é simples e fácil de fazer. É um bolo mousse de chocolate que é feito tendo por base a receita que sempre faço de mousse de chocolate. 
Aqui fica a receita se quiserem experimentar. 

Ingredientes:

200g de chocolate de culinária
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
125g de açúcar (usei 100g de açúcar mascavado)
6 ovos
40g de farinha (usei farinha de espelta)
Morangos para a decoração

Ligar o forno a 200 °C.
Forrar uma forma de fundo amovível com papel vegetal e pincelar com manteiga.
Derreter o chocolate com a manteiga em banho Maria (normalmente derreto num tachinho em lume brando) e mexer até estar bem derretido.
Separar as gemas das claras.
Bater as claras em castelo e reservar.
Depois bater as gemas com o açúcar até obter um creme mais claro. De seguida, adicionar o chocolate derretido à mistura das gemas e misturar bem. Depois, envolver as claras em castelo. Por fim, juntar a farinha peneirada e misturar.
Colocar na forma e levar ao forno mais ou menos 15 minutos.

O bolo deve ficar meio cru no meio, por isso o tempo no forno varia de forno para forno.

Quando estiver pronto, retirar o bolo do forno e deixar arrefecer dentro da forma. Depois, é só colocar num prato. Normalmente, neste passo tiro o papel vegetal com a ajuda do meu Marido.😋

Por fim, é decorar com os morangos.

Ficou com este aspeto:



Se não quiserem bolo e só quiserem uma deliciosa mousse de chocolate, basta não colocar a farinha, nem levar ao forno.  Ou seja, depois de envolver as claras em castelo é só colocar numa taça e levar ao frigorífico. Passadas umas 6 a 8 horas já podem comer.

Espero que experimentem!

Bom fim de semana.

Ângela

Comentários