Panquecas de aveia e banana

Olá a todos! Cá estou eu novamente!
Uma coisa que adoro é tomar o pequeno-almoço.
Gosto de tomar o pequeno-almoço com calma e sem correrias.
Nas últimas semanas, o meu fofinho mais pequenino, tem acordado mais ou menos ao mesmo tempo que eu. E então, em vez de lhe dar o leitinho na cama, trago-o comigo para a cozinha e ele toma o pequeno-almoço comigo.
Enquanto ele está a beber o leite, eu estou a tomar o pequeno-almoço.
Mas, por vezes lembra-se que não quer beber mais leite e que quer sair da cadeira, e então já não consigo comer com calma. Ou como rápido ou simplesmente paro de comer, para o tentar convencer a beber o leite, ou para o tentar convencer a comer outra coisa!
O meu fofinho mais pequenino, mais ou menos, desde os 16 meses que bebe leite meio gordo de vaca. Bebe o leite biológico da Agros, por aconselhamento da Pediatra.
Comecei a dar-lhe o leite de vaca, pois já não bebia bem o leite adaptado.
Quando começou a beber o leite de vaca até o bebia bem, mas agora já o deve estar a enjoar, e então bebe, mais ou menos seguidos, metade dos 220ml que lhe ponho, e depois não quer beber mais.
Tem sido uma luta nas últimas semanas. Uns dias até bebe quase tudo e nos outros dias bebe menos.
Entretanto, resolvi colocar um bocadinho de cevada no leite. Melhorou um bocadinho, mas entretanto, já está novamente a não querer beber.
Já vou ter que arranjar uma nova estratégia!
Mas, uma coisa que ele adora que eu faça e o Pai também, são estas panquecas de aveia e banana.
Normalmente, faço ao domingo de manhã, pois é quando tenho mais tempo. E enquanto as estou a fazer, ele já me está a pedir para comer. Então, faço sempre algumas mais pequeninas para ele e depois faço maiores, para mim e para o Pai.
Adaptei de uma receita de panquecas do site do Pingo Doce e são as que mais tenho feito aqui por casa.
Aqui fica a receita para experimentarem.

Ingredientes(4 panquecas pequenas e 8 grandes):

50g de flocos de aveia finos
50g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal fino
200ml de leite magro
1 ovo
1 banana esmagada
canela q.b.
azeite q.b.

Numa taça colocar as farinhas, a aveia, o fermento, o sal, e a canela. Misturar bem.
Depois juntar o leite e misturar bem.
Deixar no frigorífico uma noite e de manhã adicionar o ovo batido e a banana. Misturar bem.
Entretanto, colocar um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e com papel absorvente ou um pincel espalhar bem esse azeite pela frigideira. Quando o azeite estiver quente, colocar uma colherada de massa e cozinhar a panqueca em lume brando, dos dois lados. Repetir o processo, até que massa acabe. Depois das panquecas estarem prontas, polvilhar com açúcar em pó (opcional) e servir com mel ou com compota.

NOTA: As panquecas devem ser cozinhadas sempre em lume brando, para que não fiquem queimadas.
Deixar no frigorífico durante a noite também é opcional. Só o faço, porque para além de me dar mais jeito, pois já tenho algum trabalho feito, acho que a aveia fica melhor.

Ficaram com este aspeto:








Espero que experimentem!!

Um bom fim de semana!

Ângela

Comentários