Avançar para o conteúdo principal

Uma espécie de bacalhau com natas, mas...sem natas

Estamos quase, quase no Natal!! Adoro o dia da ceia de Natal!
Quando venho passar o Natal a casa dos meus Pais é um dia bastante atarefado, até porque a minha Mãe faz alguns doces natalícios, a comida e eu ajudo-a. Na mesa nunca podem faltar os bilharacos, que são uns bolinhos doces de abóbora, bem típicos aqui da Gafanha da Nazaré, para além disso, nunca podem faltar a aletria, as rabanadas que a minha Tia faz e nem os frutos secos bem típicos da época.
Já quando passo o Natal na minha Sogra é bem diferente. A minha Sogra é que faz tudo, desde doces a comida. Como o meu Marido tem muitos irmãos e como temos muitos sobrinhos, a casa fica cheia de gente. Na mesa, não aparecem os bilharacos, mas aparecem os mexidos. E à meia-noite aparece o Pai Natal, para distribuir presentes e alegrar os pequenos e os graúdos.
Apesar de ser bastante diferente, numa casa e noutra, o que interessa é estarmos todos juntos e em família, pois é disso que se trata o Natal!
Como ainda não fiz nenhum doce de Natal, deixo-vos uma sugestão para o prato da consoada, para o caso de quererem experimentar um prato de bacalhau diferente, mais saudável, mas bastante saboroso. Trata-se de bacalhau com natas, mas sem natas! Eu sei parece estranho, mas é muito bom!!
A receita foi adaptada do Blog "A Nitricionista", cuja receita podem encontrar aqui. Quando vi esta receita, achei logo que devia experimentar. Fica um prato bem mais leve, que o original bacalhau com natas, mas igualmente saboroso. Vale a pena experimentar. Fiz algumas alterações, na receita original, por isso aqui fica o que fiz:

Ingredientes (2 pessoas):

1 posta de bacalhau grande (ou 2 mais pequenas) demolhadas
1 cebola
1 dente de alho
8 batatas médias a pequenas
1 colher de sopa de azeite
25g de farinha de trigo
250ml de leite magro
sal q.b.
piripiri q.b.
noz-moscada q.b.

Colocar uma panela ao lume com água. Quando a água ferver, colocar o bacalhau e deixar ferver um pouquinho. Retirar o bacalhau da panela e reservar, deixando arrefecer. Depois do bacalhau ter arrefecido, desfiar e retirar a pele e as espinhas e reservar.
Descascar as batatas e partir aos cubos. Colocar as batatas a cozer na água do bacalhau e depois de começar a ferver, deixar ferver 8 minutos. Escorrer a água e reservar as batatas.
Numa frigideira anti-aderente, colocar a cebola cortada às rodelas, o alho partido aos bocadinhos, o azeite e deixar refogar. Quando a cebola começar a alourar, colocar o bacalhau e deixar refogar mais um pouco. Temperar com sal e piripiri. Se começar a secar, colocar um pouquinho de água.
Num tabuleiro de ir ao forno colocar o preparado de bacalhau e por cima as batatas. Por fim, cobrir o preparado com o molho. Colocar no forno pré-aquecido a 180 ºC, até que fique douradinho.
Para o molho:
Diluir a farinha com  o leite frio. Colocar num tachinho e levar a lume brando até engrossar, sem deixar de mexer. Retirar do lume e então temperar com sal, piripiri e noz-moscada.

Ficou com este aspeto:




Espero que experimentem!!

Um Feliz Natal para todos!!

Ângela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de cenoura e laranja e a minha memória depois de ter sido Mãe

É estranho como a maternidade nos afeta a memória. Mas a verdade é que afeta e sei que há estudos que o mostram. Lembro-me que antes de ser Mãe, me conseguia lembrar de tudo e mais alguma coisa e agora dou por mim a dizer "Aí tu disseste-me isso! Não me lembro!". Isto para dizer, que algumas das coisas que aconteceram no meu pós-parto, que já foi à 2 anos atrás (acho que não foi assim à tanto tempo), eu já não me consigo lembrar. Há coisas que são marcantes e essas não conseguimos esquecer. Por exemplo, lembro-me de quando saí do Hospital com o meu fofinho mais pequenino, pois eu chorava baba e ranho! E quando na rádio começou a dar a música " Grow ", então aí, ainda comecei a chorar mais! Estava tudo relacionado com as hormonas! Mas vinha no carro e só pensava: agora é que vai ser, agora já não vais ter a ajuda das enfermeiras que tanto estiverem de volta de ti e dele, para ver se ele mamava (pois o rapaz não queria mamar e só queria dormir) e agora é que vais r...

Farfalle com courgette e cogumelos

Hoje só me apetece ir passear! Agora que o sol e o bom tempo parecem ter chegado é o que apetece mesmo fazer! Mas tenho que trabalhar e quanto a isso não há grande volta a dar! Espero é que no fim de semana continue assim!!! Logo se vê, porque também não falta assim tanto tempo para o fim de semana, não é?  Hoje deixo-vos uma receita de massa! Gosto muito de comer massa e de cozinhar massa! É um dos ingredientes mais fáceis de cozinhar e para quem não tem muito tempo para cozinhar durante a semana é o ideal!! Logo, é um ingrediente simples de cozinhar, barato e que combina bem com quase tudo!! Esta receita é super simples, rápida de fazer e também saudável. Para a confecionar utilizei a Wok. Aqui fica a receita: Ingredientes (2 pessoas): 1 courgette 1 cebola  1 tomate cogumelos q.b. (mais ou menos metade de um frasco de 280g) 2 fios de azeite manjericão seco q.b. sal q.b. 1 colher de café de piripiri 2 colheres de sopa (mal cheias) de molho de...

Scones de iogurte com aveia

E mais um fim-de-semana chegou!!E para não variar do tempo do resto da semana, com chuva!!! Não gosto quando está a chover. Prefiro sem dúvida o sol!!Fico mais alegre, sinto que ando mais bem disposta e noto que as pessoas que estão à minha volta, e por quem passo na rua também ficam mais alegres!! Mas sei que também é necessário que chova!!E então quando chove e sabemos que podemos ficar em casa a fazer as coisas que mais gostamos de fazer e que durante a semana não podemos, ainda melhor!! Para mim, dias de chuva quando se está em casa são sempre uma boa altura para ficar em casa a ver televisão, a namorar e também a fazer algumas experiências culinárias;)!!! Trago-vos assim mais uma receita, em que mais uma vez fiz algumas alterações e que correram muito bem!!! É uma receita de scones!!Trata-se de scones de iogurte com aveia e serviram para comer a um lanche num sábado à tarde!!!Aqui fica a receita: Ingredientes (9 scones): 1/2 chávena de farinha de trigo 1/2 chávena ...