Avançar para o conteúdo principal

Uma espécie de bacalhau com natas, mas...sem natas

Estamos quase, quase no Natal!! Adoro o dia da ceia de Natal!
Quando venho passar o Natal a casa dos meus Pais é um dia bastante atarefado, até porque a minha Mãe faz alguns doces natalícios, a comida e eu ajudo-a. Na mesa nunca podem faltar os bilharacos, que são uns bolinhos doces de abóbora, bem típicos aqui da Gafanha da Nazaré, para além disso, nunca podem faltar a aletria, as rabanadas que a minha Tia faz e nem os frutos secos bem típicos da época.
Já quando passo o Natal na minha Sogra é bem diferente. A minha Sogra é que faz tudo, desde doces a comida. Como o meu Marido tem muitos irmãos e como temos muitos sobrinhos, a casa fica cheia de gente. Na mesa, não aparecem os bilharacos, mas aparecem os mexidos. E à meia-noite aparece o Pai Natal, para distribuir presentes e alegrar os pequenos e os graúdos.
Apesar de ser bastante diferente, numa casa e noutra, o que interessa é estarmos todos juntos e em família, pois é disso que se trata o Natal!
Como ainda não fiz nenhum doce de Natal, deixo-vos uma sugestão para o prato da consoada, para o caso de quererem experimentar um prato de bacalhau diferente, mais saudável, mas bastante saboroso. Trata-se de bacalhau com natas, mas sem natas! Eu sei parece estranho, mas é muito bom!!
A receita foi adaptada do Blog "A Nitricionista", cuja receita podem encontrar aqui. Quando vi esta receita, achei logo que devia experimentar. Fica um prato bem mais leve, que o original bacalhau com natas, mas igualmente saboroso. Vale a pena experimentar. Fiz algumas alterações, na receita original, por isso aqui fica o que fiz:

Ingredientes (2 pessoas):

1 posta de bacalhau grande (ou 2 mais pequenas) demolhadas
1 cebola
1 dente de alho
8 batatas médias a pequenas
1 colher de sopa de azeite
25g de farinha de trigo
250ml de leite magro
sal q.b.
piripiri q.b.
noz-moscada q.b.

Colocar uma panela ao lume com água. Quando a água ferver, colocar o bacalhau e deixar ferver um pouquinho. Retirar o bacalhau da panela e reservar, deixando arrefecer. Depois do bacalhau ter arrefecido, desfiar e retirar a pele e as espinhas e reservar.
Descascar as batatas e partir aos cubos. Colocar as batatas a cozer na água do bacalhau e depois de começar a ferver, deixar ferver 8 minutos. Escorrer a água e reservar as batatas.
Numa frigideira anti-aderente, colocar a cebola cortada às rodelas, o alho partido aos bocadinhos, o azeite e deixar refogar. Quando a cebola começar a alourar, colocar o bacalhau e deixar refogar mais um pouco. Temperar com sal e piripiri. Se começar a secar, colocar um pouquinho de água.
Num tabuleiro de ir ao forno colocar o preparado de bacalhau e por cima as batatas. Por fim, cobrir o preparado com o molho. Colocar no forno pré-aquecido a 180 ºC, até que fique douradinho.
Para o molho:
Diluir a farinha com  o leite frio. Colocar num tachinho e levar a lume brando até engrossar, sem deixar de mexer. Retirar do lume e então temperar com sal, piripiri e noz-moscada.

Ficou com este aspeto:




Espero que experimentem!!

Um Feliz Natal para todos!!

Ângela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de cenoura e laranja e a minha memória depois de ter sido Mãe

É estranho como a maternidade nos afeta a memória. Mas a verdade é que afeta e sei que há estudos que o mostram. Lembro-me que antes de ser Mãe, me conseguia lembrar de tudo e mais alguma coisa e agora dou por mim a dizer "Aí tu disseste-me isso! Não me lembro!". Isto para dizer, que algumas das coisas que aconteceram no meu pós-parto, que já foi à 2 anos atrás (acho que não foi assim à tanto tempo), eu já não me consigo lembrar. Há coisas que são marcantes e essas não conseguimos esquecer. Por exemplo, lembro-me de quando saí do Hospital com o meu fofinho mais pequenino, pois eu chorava baba e ranho! E quando na rádio começou a dar a música " Grow ", então aí, ainda comecei a chorar mais! Estava tudo relacionado com as hormonas! Mas vinha no carro e só pensava: agora é que vai ser, agora já não vais ter a ajuda das enfermeiras que tanto estiverem de volta de ti e dele, para ver se ele mamava (pois o rapaz não queria mamar e só queria dormir) e agora é que vais r...

Bolo mousse de chocolate

Olá, olá, olá! Depois de tanto tempo sem publicar nenhuma receita, cá estou eu outra vez. Tenho andado mais pelo instagram, onde tenho publicado algumas receitas que fui fazendo durante o confinamento de março e abril de 2020 e neste novo confinamento que começou em janeiro de 2021. O último ano tem sido difícil para todos e claro que por aqui por casa não é excepção. Entre teletrabalho, fazer refeições, aulas por Zoom com o meu filho, arrumar a casa e fazer mais uma série de coisas que são precisas de fazer por casa, pouca vontade sobra para fazer receitas novas. Acabo sempre por fazer coisas simples e práticas, que sei que todos gostam e que dão pouco trabalho. A receita que trago hoje é simples e fácil de fazer. É um bolo mousse de chocolate que é feito tendo por base a receita que sempre faço de mousse de chocolate.  Aqui fica a receita se quiserem experimentar.  Ingredientes: 200g de chocolate de culinária 1 colher de sopa de manteiga ou margarina 125g de açúcar (usei 100...

Farfalle com courgette e cogumelos

Hoje só me apetece ir passear! Agora que o sol e o bom tempo parecem ter chegado é o que apetece mesmo fazer! Mas tenho que trabalhar e quanto a isso não há grande volta a dar! Espero é que no fim de semana continue assim!!! Logo se vê, porque também não falta assim tanto tempo para o fim de semana, não é?  Hoje deixo-vos uma receita de massa! Gosto muito de comer massa e de cozinhar massa! É um dos ingredientes mais fáceis de cozinhar e para quem não tem muito tempo para cozinhar durante a semana é o ideal!! Logo, é um ingrediente simples de cozinhar, barato e que combina bem com quase tudo!! Esta receita é super simples, rápida de fazer e também saudável. Para a confecionar utilizei a Wok. Aqui fica a receita: Ingredientes (2 pessoas): 1 courgette 1 cebola  1 tomate cogumelos q.b. (mais ou menos metade de um frasco de 280g) 2 fios de azeite manjericão seco q.b. sal q.b. 1 colher de café de piripiri 2 colheres de sopa (mal cheias) de molho de...