Panquecas de maçã

Os dias passam e só se vê chuva, chuva e mais chuva. Já ando farta de tanta chuva. Como o meu trabalho é em casa, quando está a chover, só saio de casa para ir ao ginásio e pouco mais, o que se torna um bocado chato e sobretudo deprimente.
No passado fim de semana, a chuva deu um bocadinho de tréguas, o que permitiu um passeio por Aveiro de tarde e participar na Caminhada Flower Power aqui em Guimarães, à noite. Mas no domingo voltou novamente a chover! Que tempo tão chato!
Mas, apesar da chuva, no domingo passado, houve lugar à repetição de uma receita, que já tinha feito antes para o pequeno almoço, e que são panquecas.
Sempre que passamos o domingo em Guimarães, gosto de fazer panquecas. É o único dia da semana em que as faço. A panquecas ficam muito boas e sobretudo são saudáveis.
Comecei por fazer uma receita que vi num programa do Jamie Oliver, mas entretanto vi outras receitas e decidi adaptar a receita do Jamie com a que vi no blog "A Nitricionista". E assim, surgiu esta nova receita que fica simplesmente deliciosa:

Ingredientes (6 panquecas grandes e 4 pequenas):

1 ovo
50g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo integral
25g de flocos de aveia finos integrais (triturei para ficar em farinha)
1 pitada de sal
150ml de leite magro
1 maçã golden (ou outra peça de fruta)
1 colher de chá de azeite

Juntar todos os ingredientes, exceto a maçã e o azeite, e misturar bem, com uma vara de arames ou uma colher de pau.
Descascar e descaroçar a maçã e ralar com um ralador. Juntar a maçã ralada à massa e misturar bem.
Pincelar uma frigideira anti-aderente com o azeite e colocar ao lume brando.
Com uma colher grande (colher com que se tira o arroz), tirar uma colher de mistura e colocar na frigideira e deixar cozinhar de cada um dos lados.
Servir com mel e acompanhar com iogurte.
Ficaram com este aspeto:






Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários