Avançar para o conteúdo principal

Salada de atum com feijão vermelho

Este fim-de-semana foi passado, no sábado na Gafanha da Nazaré, em casa dos meus Pais e no domingo em Guimarães. Foi um pouco cansativo, com as viagens e o dormir pouco, mas sabe sempre bem. Mas apesar da curta viagem que fiz ainda houve tempo para cozinhar! 
No sábado, em casa dos meus Pais, ainda lhes fiz a sobremesa para o almoço de domingo. E ontem aqui em Guimarães, ainda houve tempo para preparar um almoço diferente e uma sobremesa também diferente. Ou seja, experiências novas e que resultaram muito bem. 
Gosto bastante ir para a cozinha experimentar receitas novas, sejam elas reinventadas por mim ou não. É algo que me deixa super relaxada e que me faz esquecer qualquer tipo de problema que tenha. É libertador e faz-me sentir bem! E foi numa dessas experiências, que surgiu esta salada. Fiz esta salada num dia em que estava sozinha em casa e não sabia o que havia de fazer para o almoço e posso dizer-vos que o resultado foi uma surpresa agradável, que merece ser repetida. É super saudável e uma boa opção para dias mais quentes. Vale a pena experimentar. Aqui fica a receita:

Ingredientes (1 pessoa):

3 folhas de alface grandes
1/4 de lata de feijão vermelho cozido (a lata tinha 420g)
1/2 tomate
1/2 cebola
1 lata de atum ao natural
massa cozida q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
vinagre q.b.

Lavar bem as folhas de alface e partir aos bocados. Cozer a massa em água, sal e um fio de azeite. Cortar o tomate aos pedaços e lavar o feijão. Partir a cebola aos gomos finos e escorrer a água da lata de atum. Depois da massa estar cozida, escorrer a água. 
Misturar então a alface, a massa, o feijão, o tomate, o atum e a cebola. Temperar com sal, azeite e vinagre. Ficou com este aspecto:



Espero que experimentem!

Ângela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de cenoura e laranja e a minha memória depois de ter sido Mãe

É estranho como a maternidade nos afeta a memória. Mas a verdade é que afeta e sei que há estudos que o mostram. Lembro-me que antes de ser Mãe, me conseguia lembrar de tudo e mais alguma coisa e agora dou por mim a dizer "Aí tu disseste-me isso! Não me lembro!". Isto para dizer, que algumas das coisas que aconteceram no meu pós-parto, que já foi à 2 anos atrás (acho que não foi assim à tanto tempo), eu já não me consigo lembrar. Há coisas que são marcantes e essas não conseguimos esquecer. Por exemplo, lembro-me de quando saí do Hospital com o meu fofinho mais pequenino, pois eu chorava baba e ranho! E quando na rádio começou a dar a música " Grow ", então aí, ainda comecei a chorar mais! Estava tudo relacionado com as hormonas! Mas vinha no carro e só pensava: agora é que vai ser, agora já não vais ter a ajuda das enfermeiras que tanto estiverem de volta de ti e dele, para ver se ele mamava (pois o rapaz não queria mamar e só queria dormir) e agora é que vais r...

Farfalle com courgette e cogumelos

Hoje só me apetece ir passear! Agora que o sol e o bom tempo parecem ter chegado é o que apetece mesmo fazer! Mas tenho que trabalhar e quanto a isso não há grande volta a dar! Espero é que no fim de semana continue assim!!! Logo se vê, porque também não falta assim tanto tempo para o fim de semana, não é?  Hoje deixo-vos uma receita de massa! Gosto muito de comer massa e de cozinhar massa! É um dos ingredientes mais fáceis de cozinhar e para quem não tem muito tempo para cozinhar durante a semana é o ideal!! Logo, é um ingrediente simples de cozinhar, barato e que combina bem com quase tudo!! Esta receita é super simples, rápida de fazer e também saudável. Para a confecionar utilizei a Wok. Aqui fica a receita: Ingredientes (2 pessoas): 1 courgette 1 cebola  1 tomate cogumelos q.b. (mais ou menos metade de um frasco de 280g) 2 fios de azeite manjericão seco q.b. sal q.b. 1 colher de café de piripiri 2 colheres de sopa (mal cheias) de molho de...

Pão de centeio com sementes

--> Uma das minhas últimas aquisições para a cozinha foi uma máquina de fazer pão. Foi uma boa compra, pois sabe muito bem acordar de manhã e ter pão quentinho pronto a comer, sem ter que estar preocupada em ter que sair de casa para o ir comprar. Para além disso, posso programar a máquina para o fazer para a hora que acordamos e mal chego à cozinha para tirar o pão da máquina, está um cheirinho a pão, que acaba por se espalhar pela casa toda. Uma outra vantagem da máquina de fazer pão é puder controlar o tipo de farinha que é usada. Sabe-se que o pão de mistura é sem dúvida o mais saudável, pois é rico em fibras e vitaminas do complexo B. A fibra que está presente no pão de mistura e/ou integral para além de permitir um correcto funcionamento do intestino, ainda é capaz de absorver o colesterol, e elimina-lo. Assim, prefiro sem dúvida utilizar farinha integral ou farinha de centeio, para fazer o pão e as receitas que tenho feito levam sempre uma destas duas farinhas. As pr...