Bolo de maçã II

Depois de andar super atarefada durante um mês, agora tudo está mais calmo.
É estranho como tanta coisa muda, num curto espaço de tempo. Como passamos do andar para trás e para a frente, a tentar arranjar tempo para fazer uma data de coisas, para a situação em que pouco temos para fazer. Durante algum tempo até sabe bem descansar e ter algum tempo livre para fazer aquilo que nos apetece, mas ao fim de algum tempo, sente-se a necessidade de fazer mais e de estar mais ocupada. Não sei se somos todos assim, mas eu sei que sou assim.
Se não estivesse a chover, ainda dava para passear um pouquinho a pé pela cidade, mas assim, só dá para estar por casa, a preparar explicações, ou então a escrever no blog, que também é uma boa ideia.
Hoje trago a receita de mais um bolo de maçã. Já fiz este bolo há bastante tempo, num sábado que estava em casa dos meus Pais. Não me inspirei em nenhuma receita em particular, apenas inventei e foi uma invenção surpreendente. Aqui fica a receita, que serve como sugestão de bolo, a fazer no fim de semana:

Ingredientes:

2 maçãs golden descascadas e descaroçadas
2 ovos
1 colher de sopa de azeite
220 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
120g de açúcar
1 iogurte natural magro
canela q.b.

Untar uma forma de buraco com azeite (usar, muito pouco azeite) e polvilhar com farinha. Reservar.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e quando estiverem quase em castelo adicionar metade do açúcar e continuar a bater até ficarem em castelo.
Juntar o restante açúcar às gemas e bater até ficar um creme esbranquiçado. 
Juntar o azeite e o iogurte e bater bem. Adicionar depois as claras, envolvendo bem. 
Juntar o fermento à farinha e adicionar aos poucos à mistura anterior. 
Adicionar canela a gosto e misturar bem. Entretanto, descascar e descaroçar as maçãs, partindo uma das maçãs aos cubos pequenos e ralando a outra maçã.
Juntar a maçã à mistura anterior e misturar muito bem.
Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC por aproximadamente 45 a 50 minutos, sendo melhor fazer o teste do palito, para verificar se já está cozido.
Desenformar e depois de já ter arrefecido polvilhar com açúcar em pó.
Ficou com este aspeto:




Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários

As mais visitadas