Bacalhau gratinado com brócolos

Este prato de bacalhau foi adaptado de uma receita que vi aqui, mas que alterei um pouco. Ficou muito saboroso e é uma boa alternativa ao uso de natas e Béchamel.

Ingredientes (2 pessoas):

Para o bacalhau:
2 postas de bacalhau médias
1 raminho de brócolos
2 ovos cozidos
1 cebola
1 dente de alho
sal, piripiri q.b.
azeitonas
tostinhas de trigo q.b.
1 fio de azeite

Cozer o bacalhau e os brócolos em água e sal (cozi o bacalhau separado dos brócolos). Depois de o bacalhau estar cozido, desfiar e tirar as espinhas. Reservar os brócolos já cozidos. Triturar as tostinhas de trigo (penso que usei 12 tostinhas e triturei com o rolo da massa). Cortar a cebola em rodelas finas, picar o alho e levar a refogar com um fio de azeite (se estiver a secar ir pondo água aos pouquinhos para refrescar). Quando a cebola estiver murcha, adicionar o bacalhau desfiado e deixar estufar um pouquinho. Depois adicionar os brócolos e deixar estufar mais um pouquinho. Fazer então o molho branco.


Para o molho:
25g de farinha
250ml de leite
sal, piripiri, noz-moscada q.b.

Diluir a farinha com o leite frio. Colocar num tachinho e levar a lume brando até engrossar, sem deixar de mexer. Retirar do lume e então temperar com sal, piripiri e noz-moscada.


Depois do molho pronto, adicionar ao bacalhau e aos bróculos, envolvendo bem e verificar se está bom de sal e piripiri. Se não estiver rectificar esses temperos. Colocar num tabuleiro de ir ao forno, colocar por cima os ovos cortados às rodelas, polvilhar com as tostas trituradas e com azeitonas. Por fim, levar ao forno a gratinar por 20 minutos.
Ficou assim:


Experimentem!!

Ângela

Comentários