Avançar para o conteúdo principal

Crostini de cogumelos e fiambre

Apesar de o fim-de-semana ter sido quase todo ele passado fora de casa, ainda houve tempo para algumas experiências na cozinha.
E começou logo na 5ºfeira à noite com a repetição de uma experiência que à primeira tinha corrido mal, mas que à segunda vez correu muito melhor.
Na 6ªfeira, não houve qualquer experiência gastronómica. Mas, ao fim do dia viajámos rumo à Gafanha da Nazaré, para casa dos meus Pais. Nesse dia, fizemos um passeio super agradável pela magnífica cidade de Aveiro, que normalmente é super ventosa, mas que na 6ªfeira à noite estava com um clima super agradável e que convidava a um passeio.
O sábado foi passado uma parte do dia na Gafanha da Nazaré e Aveiro e a outra parte do dia em Guimarães. Em Guimarães, o tempo foi passado na cozinha, a preparar a ementa para um piquenique, que realizámos ontem. E claro, que nessa ementa constaram mais algumas boas experiências culinárias e sobretudo saudáveis.
No domingo, lá fomos nós para o piquenique. O tempo não ajudou muito, pois começou a chover e ficou um pouco de frio, mas no geral foi uma passeio bonito e que correu muito bem. Portanto, foi um fim-de-semana um pouco cansativo, mas bastante agradável.
Mas, passando a mais uma experiência culinária, hoje trago uma sugestão para uma entrada. Trata-se de Crostini de cogumelos com fiambre de frango. Aqui fica a receita:

Ingredientes (2 pessoas):

2 fatias de pão integral
2 fios de azeite
2 dentes de alho
1/2 frasco de cogumelos laminados (frasco de 280g)
1/2 tomate maduro
1 fatia de fiambre de frango
sal q.b.
piripiri q.b.
oregãos secos q.b.

Cortar as duas fatias de pão em 2 partes iguais, ficando com 4 fatias pequenas. Colocar as  fatias num tabuleiro de ir ao forno e regar com um fio de azeite. Colocar no forno até que as fatias de pão fiquem tostadas.
Entretanto, pelar o tomate e cortar o tomate aos cubos. Partir o alho aos bocadinhos e partir também os cogumelos aos bocadinhos.
Numa frigideira anti-aderente colocar o alho, o tomate, os cogumelos e um fio de azeite e saltear. Enquanto está a saltear, temperar com sal, piripiri e oregãos. Depois de o tomate estar bem desfeito tirar do lume e reservar.
Partir a fatia de fiambre em 4 partes iguais e colocar sobre as fatias de pão que já deverão estar tostadas. Polvilhar o fiambre com oregãos e colocar a mistura de tomate e cogumelos sobre o fiambre. Levar ao forno mais 10 a 15 minutos. Retirar do forno e servir logo.
Ficou com este aspecto:



Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de cenoura e laranja e a minha memória depois de ter sido Mãe

É estranho como a maternidade nos afeta a memória. Mas a verdade é que afeta e sei que há estudos que o mostram. Lembro-me que antes de ser Mãe, me conseguia lembrar de tudo e mais alguma coisa e agora dou por mim a dizer "Aí tu disseste-me isso! Não me lembro!". Isto para dizer, que algumas das coisas que aconteceram no meu pós-parto, que já foi à 2 anos atrás (acho que não foi assim à tanto tempo), eu já não me consigo lembrar. Há coisas que são marcantes e essas não conseguimos esquecer. Por exemplo, lembro-me de quando saí do Hospital com o meu fofinho mais pequenino, pois eu chorava baba e ranho! E quando na rádio começou a dar a música " Grow ", então aí, ainda comecei a chorar mais! Estava tudo relacionado com as hormonas! Mas vinha no carro e só pensava: agora é que vai ser, agora já não vais ter a ajuda das enfermeiras que tanto estiverem de volta de ti e dele, para ver se ele mamava (pois o rapaz não queria mamar e só queria dormir) e agora é que vais r...

Farfalle com courgette e cogumelos

Hoje só me apetece ir passear! Agora que o sol e o bom tempo parecem ter chegado é o que apetece mesmo fazer! Mas tenho que trabalhar e quanto a isso não há grande volta a dar! Espero é que no fim de semana continue assim!!! Logo se vê, porque também não falta assim tanto tempo para o fim de semana, não é?  Hoje deixo-vos uma receita de massa! Gosto muito de comer massa e de cozinhar massa! É um dos ingredientes mais fáceis de cozinhar e para quem não tem muito tempo para cozinhar durante a semana é o ideal!! Logo, é um ingrediente simples de cozinhar, barato e que combina bem com quase tudo!! Esta receita é super simples, rápida de fazer e também saudável. Para a confecionar utilizei a Wok. Aqui fica a receita: Ingredientes (2 pessoas): 1 courgette 1 cebola  1 tomate cogumelos q.b. (mais ou menos metade de um frasco de 280g) 2 fios de azeite manjericão seco q.b. sal q.b. 1 colher de café de piripiri 2 colheres de sopa (mal cheias) de molho de...

Pão de centeio com sementes

--> Uma das minhas últimas aquisições para a cozinha foi uma máquina de fazer pão. Foi uma boa compra, pois sabe muito bem acordar de manhã e ter pão quentinho pronto a comer, sem ter que estar preocupada em ter que sair de casa para o ir comprar. Para além disso, posso programar a máquina para o fazer para a hora que acordamos e mal chego à cozinha para tirar o pão da máquina, está um cheirinho a pão, que acaba por se espalhar pela casa toda. Uma outra vantagem da máquina de fazer pão é puder controlar o tipo de farinha que é usada. Sabe-se que o pão de mistura é sem dúvida o mais saudável, pois é rico em fibras e vitaminas do complexo B. A fibra que está presente no pão de mistura e/ou integral para além de permitir um correcto funcionamento do intestino, ainda é capaz de absorver o colesterol, e elimina-lo. Assim, prefiro sem dúvida utilizar farinha integral ou farinha de centeio, para fazer o pão e as receitas que tenho feito levam sempre uma destas duas farinhas. As pr...