Avançar para o conteúdo principal

Queijada de laranja

E amanhã é feriado!! Sabe mesmo bem ter uma pausa durante a semana. Até pode ser que não seja para descansar, mas pelo menos dá para ficar por casa, sem ter que estar preocupada em acordar cedo para vir para o emprego.
Gosto destas pausas a meio da semana. Já se sabe que no dia seguinte custa voltar ao trabalho, mas é sempre bom puder descansar um pouco mais.
E como amanhã é feriado, deixo-vos uma receita, que fiz para um almoço de domingo. Como já disse aqui é o dia que deixo para "abusar" um bocadinho, mas sempre com moderação.
Esta receita vi aqui. Mal a vi achei que deveria experimentar, pois tinha um aspecto delicioso e era muito fácil de fazer. Para além, disso é confeccionada com um fruto que eu adoro e que é a laranja. Mas, para variar fiz uma pequena alteração: reduzi a quantidade de açúcar.  E posso-vos dizer que ficou doce na mesma e que é realmente uma sobremesa muito boa. Vale a pena experimentar e servir em dias especiais.

Ingredientes:

3 ovos
160g de açúcar
50g de margarina amolecida (usei planta soja light)
130g de farinha
0,5l de leite magro
raspa e sumo de 2 laranjas
açúcar em pó q.b. (opcional)

Untar uma tarteira de fundo amovível com margarina, forrar com papel vegetal e untar o papel vegetal também com margarina. De seguida, juntar todos os ingredientes e bater muito bem. Colocar na tarteira e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 45 a 50 minutos (o melhor é ir vendo a consistência da tarte). Quando estiver pronta retirar a queijada da tarteira e retirar também o papel vegetal. Como opção, polvilhar com açúcar em pó. Ficou com este aspecto:





Espero que experimentem!

Ângela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de cenoura e laranja e a minha memória depois de ter sido Mãe

É estranho como a maternidade nos afeta a memória. Mas a verdade é que afeta e sei que há estudos que o mostram. Lembro-me que antes de ser Mãe, me conseguia lembrar de tudo e mais alguma coisa e agora dou por mim a dizer "Aí tu disseste-me isso! Não me lembro!". Isto para dizer, que algumas das coisas que aconteceram no meu pós-parto, que já foi à 2 anos atrás (acho que não foi assim à tanto tempo), eu já não me consigo lembrar. Há coisas que são marcantes e essas não conseguimos esquecer. Por exemplo, lembro-me de quando saí do Hospital com o meu fofinho mais pequenino, pois eu chorava baba e ranho! E quando na rádio começou a dar a música " Grow ", então aí, ainda comecei a chorar mais! Estava tudo relacionado com as hormonas! Mas vinha no carro e só pensava: agora é que vai ser, agora já não vais ter a ajuda das enfermeiras que tanto estiverem de volta de ti e dele, para ver se ele mamava (pois o rapaz não queria mamar e só queria dormir) e agora é que vais r...

Scones de iogurte com aveia

E mais um fim-de-semana chegou!!E para não variar do tempo do resto da semana, com chuva!!! Não gosto quando está a chover. Prefiro sem dúvida o sol!!Fico mais alegre, sinto que ando mais bem disposta e noto que as pessoas que estão à minha volta, e por quem passo na rua também ficam mais alegres!! Mas sei que também é necessário que chova!!E então quando chove e sabemos que podemos ficar em casa a fazer as coisas que mais gostamos de fazer e que durante a semana não podemos, ainda melhor!! Para mim, dias de chuva quando se está em casa são sempre uma boa altura para ficar em casa a ver televisão, a namorar e também a fazer algumas experiências culinárias;)!!! Trago-vos assim mais uma receita, em que mais uma vez fiz algumas alterações e que correram muito bem!!! É uma receita de scones!!Trata-se de scones de iogurte com aveia e serviram para comer a um lanche num sábado à tarde!!!Aqui fica a receita: Ingredientes (9 scones): 1/2 chávena de farinha de trigo 1/2 chávena ...

Panquecas de aveia e banana

Olá a todos! Cá estou eu novamente! Uma coisa que adoro é tomar o pequeno-almoço. Gosto de tomar o pequeno-almoço com calma e sem correrias. Nas últimas semanas, o meu fofinho mais pequenino, tem acordado mais ou menos ao mesmo tempo que eu. E então, em vez de lhe dar o leitinho na cama, trago-o comigo para a cozinha e ele toma o pequeno-almoço comigo. Enquanto ele está a beber o leite, eu estou a tomar o pequeno-almoço. Mas, por vezes lembra-se que não quer beber mais leite e que quer sair da cadeira, e então já não consigo comer com calma. Ou como rápido ou simplesmente paro de comer, para o tentar convencer a beber o leite, ou para o tentar convencer a comer outra coisa! O meu fofinho mais pequenino, mais ou menos, desde os 16 meses que bebe leite meio gordo de vaca. Bebe o leite biológico da Agros, por aconselhamento da Pediatra. Comecei a dar-lhe o leite de vaca, pois já não bebia bem o leite adaptado. Quando começou a beber o leite de vaca até o bebia bem, mas agora já o ...