Bolo de laranja e as férias a começar

As férias finalmente começam amanhã. Apesar de ainda faltar fazer algumas coisas pelo trabalho, finalmente vou puder descansar. Assim irem estar ausente deste espaço algum tempo, mas depois dos passeios e do merecido descanso regresso com mais novidades e mais experiências culinárias saudáveis.
Mas, como amanhã já começa o fim-de-semana, hoje deixo-vos a receita de um bolo de laranja que fiz num fim-de-semana que passei em casa dos meus Pais.
Quando vi esta receita no Blog "As receitas lá de casa", pensei logo em experimentar, pois achei que era um bolo super simples e fácil de fazer e que não tem adição de gordura na sua massa. Para variar não segui a receita que vi no blog e fiz algumas alterações, que foram incluir a raspa da laranja e reduzir a quantidade de açúcar. Ao incluir a raspa de laranja o bolo ficou com um sabor óptimo a laranja e mesmo reduzindo a quantidade de açúcar achei que o bolo ficou muito doce. Assim, aqui fica a minha receita:

Ingredientes:

2 ovos
1 + 1/4 de chávena de açúcar
2 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de leite
sumo e raspa de uma laranja
1 colher de chá de fermento em pó
azeite q.b.
farinha q.b.

Pré-aquecer o forno a 180º C. Forrar o fundo de uma forma redonda com fundo amovível, com papel vegetal, untar a forma com pouquíssimo azeite (normalmente coloco apenas dois pontinhos de azeite e espalho com o pincel muito bem) e polvilhar com farinha. Reservar. De seguida separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e quando estiverem quase em castelo juntar o 1/4 de chávena de açúcar e continuar a bater até que fiquem totalmente em castelo. Reservar. Às gemas adicionar o restante açúcar e bater muito bem. Depois adicionar a raspa e o sumo da laranja e voltar a bater. Juntar o fermento com a farinha. Alternadamente e batendo sempre, adicionar à mistura com a laranja, farinha e o leite, ou seja, adicionar a farinha e bater e depois o leite e bater, e fazer isto até que acabem os dois ingredientes. De seguida, adicionar as claras em castelo e envolver delicadamente, sem bater. Colocar na forma e levar ao forno por aproximadamente 45 minutos, sendo melhor fazer o teste do palito. Retirar o bolo da forma e deixar arrefecer. Ficou com este aspecto:




Espero que experimentem!

Bom fim-de-semana e boas férias para todos!!

Ângela

Comentários

As mais visitadas