Pão de centeio com linhaça escura

Hoje dia 16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação e também o Dia Mundial do Pão.
Penso que cada vez mais, temos que estar conscientes do tipo de alimentação que temos no nosso dia a dia. 
Hoje vi um estudo no Sapo (que podem consultar aqui), que alerta para a forma como os Portugueses comem. Segundo esse estudo, em 2008 comíamos mais carne, peixe e ovos e menos hortícolas e frutas. 
Este estudo revela que os portugueses em 2008 tinham uma alimentação muito elevada em calorias (3883 quilocalorias diárias), estando muito acima do que é recomendado (para um adulto é de 2000 a 2500 quilocalorias). E o facto de ter uma alimentação mais calórica, não é indicativo de uma melhor qualidade na alimentação.
A alimentação deve ser variada e incluir todo o tipo de alimentos. No estudo que referi em cima pode ver-se a roda dos alimentos, que todos deveríamos respeitar, identificando-se os alimentos a que devemos dar mais importância e aqueles a que devemos dar menos importância.
Temos que ter consciência que uma alimentação equilibrada é um passo determinante, para que o nosso organismo esteja bem.
Como hoje também o Dia Mundial do Pão deixo-vos mais uma receita de pão de centeio. Aqui fica:

Ingredientes:

380ml de água morna
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar 
150g de farinha de trigo
300g de farinha de centeio 
4 colheres de sopa de leite em pó magro
2 colheres de sopa de sementes de linhaça escura
Meio pacote de fermento seco ramazzotti ou fermipan (+/- 2 colheres da colher pequena que vem com a máquina de fazer pão) 

Colocar os ingredientes por esta ordem na cuba da máquina de fazer pão. 
Selecionar o programa integral da máquina, peso 750g e tostagem média. Quando terminar retirar o pão para uma grelha e deixar arrefecer uns 20 minutos.
Ficou com este aspeto:



Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários