Cheesecake de morango em taça

Às vezes compramos alguns alimentos e depois começa a aproximar-se o fim do prazo de validade e nem sempre sabemos ao certo o que fazer com eles. Uma altura comprei, para ter em casa da minha Mãe, duas embalagens de queijo creme light, para poder fazer algum cheesecake ou tarte de lima. Uma das embalagens gastei logo, mas a outra deixei estar para quando precisasse. Mas, o tempo foi passando a data de fim de validade a aproximar e como não dava tempo de fazer nenhuma dessas duas sobremesas, resolvi fazer a experiência que trago hoje.
Trata-se de uma sobremesa, para dias especiais, uma vez que é um pouco calórica, pois tem o iogurte grego. Assim, esta é a minha sugestão de sobremesa para domingo, uma vez que é aquele dia, em que normalmente nos reunimos à mesa com a família e que acabamos por comer mais um pouquinho.
Mas assim que puder hei-de experimentar com outro tipo de iogurte, que tenha menos adição de gordura e verificar se o resultado é o mesmo. Mas para já aqui fica a receita:

Ingredientes (5 pessoas):

1 queijo creme light Philadelphia
4 iogurtes gregos naturais açúcarados (usei Nestlé)
10 bolachas maria
240g de morangos
120g de açúcar

Misturar muito bem o queijo com os iogurtes e bater bem com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo, sem grumos.
Por 5 taças dividir as 10 bolachas maria, colocando duas bolachas em cada taça e partidas aos bocadinhos.
Em cada taça, por cima da bolacha, colocar o creme de queijo e iogurte e levar ao frigorífico, por 3 a 4 horas (coloquei no frigorífico de um dia para o outro).
Para a cobertura, começar por lavar os morangos e partir aos bocadinhos. Colocar num tachinho com a açúcar e levar a lume brando até ficar em ponto de estrada (é quando, ao passar uma colher de madeira no fundo do recipiente, onde se encontra a calda, se formar como que uma estrada que deixa ver o fundo). Depois de pronto colocar num recipiente, tapar e colocar no frigorífico.
Na hora de servir, dividir o molho de morangos pelas 5 taças, colocando-o sobre o creme de queijo e iogurte.
Nota: em vez de fazer o molho de morangos, pode simplesmente colocar compota de morango.

Ficou com este aspeto:



Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários