Pão de banana

Desde que criei o blog, em 2011, até agora, parece que o conceito de alimentação saudável mudou muito.
Não sou uma especialista no assunto, até porque não sou uma nutricionista, mas acho que nos últimos anos o conceito de comer saudável, passou a ser não comer glúten, não beber leite de vaca, não comer isto ou não comer aquilo!
Parece que ser saudável hoje em dia é comer só o que está na moda e na minha opinião deve-se ter algum cuidado com esta banalização. Há pessoas que já foram diagnosticadas como sendo intolerantes a estes alimentos, ou que não se sentem bem quando os comem, mas caso contrário não devemos deixar de comer, só porque está na moda.
Tanto na altura que criei este blog, assim como hoje, acho que ter uma alimentação saudável passa essencialmente, por comer de tudo um pouco, de forma moderada, privilegiando as frutas, os vegetais, as leguminosas, mas não deixando de comer coisas que fazem falta ao organismo, como é o caso da carne, do peixe e dos ovos. Acho que para ter uma alimentação saudável e equilibrada devemos respeitar a roda dos alimentos, e não deixar de consumir algumas coisas só porque a moda o dita.
Claro que há coisas que cá em casa nunca faço, como é o caso dos fritos. Dou muito uso ao forno, para assar batata ou batata doce, que fica bastante parecida com batata frita, e também faço muitos estufados.
Outra coisa, que tento fazer, e desde que fui Mãe, e principalmente quando estou cansada, não consigo :( é fazer e comer doces e bolinhos, ao fim de semana, e tentar durante a semana ser mais regrada.
Por isso, acho que sim devemos ter uma alimentação saudável, mas não nos deixarmos levar pelas modas. Se realmente querem ter uma alimentação saudável, consultem uma nutricionista e mudem de vida, tendo cuidado com aquilo que comem e não deixando de comer só porque é moda.
Deixo-vos aqui o site Alimentação Saudável que pertence à Direção Geral de Saúde, que me parece bastante interessante e atual.
E agora uma receita para experimentarem no fim de semana. É uma receita que podem comer ao pequeno-almoço ou ao lanche: um pão de banana. Também já fiz esta receita adicionando mais um bocadinho de açúcar mascavado e fica um bolo de banana muito bom. A receita adaptei daqui.
Espero que experimentem.

Ingredientes:

3 bananas maduras
2 ovos
150ml de leite magro
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de flocos de aveia finos triturados
1 colher de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal

Pré-aquecer o forno a 180 ºC e forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Começar por esmagar as bananas e reservar.
Numa taça juntar as farinhas, a aveia, o fermento, a canela e o sal e misturar bem.
Depois bater a banana com o leite e os ovos.
Juntar então a mistura de farinha à mistura com a banana e misturar bem.
Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 45 minutos, sendo melhor fazer o teste do palito.
Ficou com este aspeto:







Espero que experimentem!

Bom fim de semana.

Ângela






Comentários